CAMINHADA (4 DIAS) – TRAVESSIA SÃO JOÃO BATISTA DA SERRA DA CANASTRA – CACHOEIRA DA PARIDA

Caminhada/Trekking - Travessia São João Batista da Serra da Canastra – Cachoeira da Parida

Este trekking acontece em áreas de cerrado propriamente dito, e áreas rurais e de cerrado, onde teremos várias oportunidades para tomarmos banho de cachoeira, massagearmos em suas quedas e nadar em poços de águas cristalinas; nos sentiremos revigorados, com a alma refrescada! Mas o passeio também nos resgatará parte de nossa história cultural, por nos privilegiar entrar em contato e em ver pinturas rupestres de antigos povos indígenas da região, e por nos colocar caminhando ao lado e cruzando antigos muros de pedras, remanescentes da era da escravatura na região. Poderemos observar várias espécies de pássaros e com um pouco de sorte a rara águia cinzenta, o tamanduá bandeira ou o lobo guará! Nesse passeio praticamente não encontraremos com outras pessoas, e aquelas que encontrarmos serão moradores locais da região, possibilitando o contato energizador com sons diversos e em contextos fora de nosa rotina diária, que acabarão por acentuar nossa calma e capacidade de compreensão.


O trekking exige um preparo físico moderado-alto do participante, pois faremos uma caminhada de dois dias, percorrendo mais de 20 Km. Apesar de contato e experiência prévios em ambiente de trekking ser um fator de ajuda para o participante, o passeio exige deste mais disposição física e interesse do que habilidades ou experiências específicas. Por exemplo: faremos uma descida pela pedra por onde antigamente passava parte de uma cachoeira; essa descida é extremamente fácil para aquelas pessoas que estão acostumadas a praticar atividades ao ar livre, mas não deverá também oferecer problema para aquelas que tem confiança e disposição em tentar algo novo; levando em conta que o guia estará sempre pronto para garantir a total segurança dos participantes. Vale dizer que: o que vale é se sentir livre para ser capaz de fazer parte do contexto do lugar, de seus cheiros e modos - e isso inclui os mosquitos e suas picadas! - onde os nossos chefes da rejeição, medo e insegurança internas se vejam encarcerados e adormecidos em algum outro, desconhecido lugar!


Dia 1 – Encontro em São João Batista da Serra da Canastra

Tempo livre em São João. Tempo para dar mais informações sobre o trekking e para tirar dúvidas.

Atrativos: Tempo para explorar o lugar e apreciar o ambiente desta que é a a vila mais alta na região da Serra da Canastra a 1400 metros. Como sugestão, a/o visitante pode fazer uma caminhada de reconhecimento pelo vila, subir até a portaria de entrada para o parque e de lá ir até a Cachoeira do Lava Pés. Depois, a/o visitante pode parar no Bar do Vicente para tomar um cerveja ou beber um refrigerante e tirar um dedo de prosa com o 'Seu Vicente' e outros moradores locais; aqui é uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre a cultura desse lugar e, inclusive, para formar novos amigos. Aqui há a opção de comer uma comida tipicamente mineira feita pela Dona Elza, esposa de 'Seu' Vicente, ou, se a/o visitante preferir, poderá fazer seu próprio jantar ou churrasco na pousada Refúgio da Serra, onde passaremos a noite. Neste dia teremos tempo para dar mais informações sobre o trekking e também para tirar dúvidas.


Dia 2 – São João da Boa Vista - Cachoeira do Jota – Cachoeira dos Bárbaros - Cachoeira Boa Vista

Distância aproximada: 12 Km
Tempo estimado: 6 horas

Após um bom café da manhã, iniciaremos nossa caminhada por volta das 8 horas com destino à Cachoeira Boa Vista. Logo no início de nossa caminhada, passaremos pela Cachoeira do Jota, onde poderemos parar para um mergulho matinal, frio, mas inteiramente revigorante!


Daqui, andaremos por uma hora e meia em direção à parte alta da Cachoeira dos Bárbaros, onde teremos nova chance de um bom mergulho e de saborear a vista privilegiada da região. Depois de descermos pelas pedras onde no passado passava parte das águas da cachoeira, e caminharmos ao longo do Rio dos Bárbaros, pararemos na fazenda dos proprietários da terra para uma ótima receptividade e interação cultural com a família, degustação de seu queijo canastra e um cafezinho; tudo regado por uma boa conversa de mineiro.


Ao retornarmos para nossa caminhada, logo estaremos andando ao pé da Serra da Canastra, passando por inúmeros córregos e nascentes e suas matas ciliares, em observação constante do contraste entre a área de Cerrado e a área rural. Escutaremos vários pássaros ao longo do percurso e a possibilidade de encontrar outros animais como o tamanduá bandeira, tucano, ou a rara águia cinzenta; a imensidão do lugar junto ao esforço físico de nossa caminhada nos trará um calmo silêncio interior, produzindo uma gostosa sensação de liberdade e relaxamento. Finalizaremos nosso dia acampando ao lado da Cachoeira Boa Vista, mas não sem antes parar para mais um contato com a família local que cuida da Fazenda Boa Vista, provar de seu queijo, mais um cafezinho e quem sabe um excelente doce de leito feito pelo Artur! Antes de montar acampamento, iremos até a Cachoeira Boa Vista para um mergulho final em nosso primeiro dia de caminhada; a beleza de seus poços e quedas  nos convidam para um desejoso relaxamento final de nosso corpo e mente. Por volta das 17 horas, arrumaremos nosso acampamento ao lado da cachoeira, faremos nosso jantar e colocaremos nossas pernas para o ar; tudo com uma vista privilegiada da região e ao som das águas da Cachoeira da Boa Vista!


Dia 3 – Cachoeira da Boa Vista – Cachoeira do Córrego Fundo - Cachoeira da Parida


Distância aproximada: 10km
Tempo estimado: 7 horas

Após um típico café da manhã preparado pelo casal que cuida da Fazenda Boa Vista, iniciaremos nossa caminhada  por volta das 8:30 horas com destino à Cachoeira da Parida. Depois de 2 horas de caminhada, avistaremos a Cachoeira do Córrego Fundo e com mais 10 minutos chegaremos até sua base para aquele merecido descanso e mergulho. Da cachoeira, nós vamos andar por volta de uma hora e meia para então apreciarmos o contato próximo com pinturas rupestres marcadas em rocha de povo(s) muito antigo(s) da região. Nosso caminho nos levará por várias nascentes, córregos e matas ciliares, com a maior parte do trajeto acontecendo no pé da Serra da Canastra.





O dia de caminhada acaba por volta das 16:30 horas no rio da Parida, que passa dentro da fazenda do hospitaleiro Manoel. Aqui passaremos a noite acampados ao lado de um lindo posso de águas azuis-esverdeadas, no pé da Serra da Canastra. Vamos ter a chance de comer a saborosa comida mineira preparada pelo `Seu´ Manoel, que é quase toda tirada de suas hortas e criações. Manoel é extremamente hospitaleiro, e será uma excelente oportunidade para novamente apreciar o modo de vida das pessoas locais que há muitas gerações se encontram nessa região.


Dia 4 - Cachoeira da Parida

Após café da manhã na casa de seu Manoel, faremos um pequena caminhada com destino à Cachoeira da Parida. Para chegar até a cachoeira, primeiro atravessaremos uma ponte, dai caminharemos sobre as pedras do Rio da Parida até chegarmos em um poço com uma pequena queda d`água. Aqui pularemos em suas águas e nadaremos até as pedras da queda d`água, por onde subiremos e cairemos em um outro poço; então adentrarmos o fabuloso canyon que no seu final guarda a maravilhosa Cachoeira da Parida. Faremos esse passeio pelas águas do Rio da Parida pela parte da manhã e voltaremos ao arraial de São João da Serra da Canastra a tempo para um delicioso almoço com a Dona Elza, finalizando o passeio.


O que levar:

É necessário levar mochila, barraca, isolante térmico, saco de dormir, lanterna (headlamp), roupa para banho na cachoeira, uma troca de roupa para o período da noite (meias, peças íntimas, calça, camiseta e agasalho), protetor solar, chinelo e máquina fotográfica.  Aconselho o uso de botas para caminha (se forem a prova d’água melhor). É recomendável levar: óculos de sol, boné ou chapéu, repelente e uma pequena garrafa para a oportunidade constante de reabastecimento de água. Seja consciente com suas necessidades pois você vai carregar sua mochila por dois dias! Leve roupas e equipamentos leves e necessários.


O que está incluso:

  • Pousada com café da manhã na Pousada Refúgio da Serra (primeira noite em São João da Serra da Canastra); pernoite na fazenda de 'Seu' Manoel (terceira noite do passeio).
  • Café da manhã, lanche de trilha (sanduíche, frutas secas e castanhas e suco natural) e jantar para todos os dias de caminhada. Jantares da primeira e segunda noites de caminhada, a ser realizado no local do acampamento e na casa de 'Seu' Manoel, respectivamente. Almoço em São João Batista no fim do passeio.
  • Transferência de Jipe da Cachoeira da Parida para o Arraial de São João Batista (grupo de até 4 pessoas - acima desse número será feito de kombi).
  • Guia: mestre em Estudos sobre a América Latina e pesquisador científico na região da Serra da Canastra, que també, possui curso de primeiro socorros.
  • Seguro para os quatro dias.
  • Taxa de visitação nos atrativos dentro das propriedades particulares.
O que não está incluso:
  • Jantar da primeira noite em São João Batista da Serra da Canastra.
  • Bebidas.
  • Equipamentos para a caminhada: mochila, barraca, saco de dormir, isolante térmico, lanterna, etc.
Outras informações:

A realização do passeio requer o número mínimo de 2 participantes. Para minimizar impactos sócio-ecológicos, o grupo máximo será de 10 pessoas. Haverá sempre dois guias para grupos acima de cinco pessoas. É necessário chegar até São João Batista da Serra da Canastra de forma própria, a menos que previamente organizado o traslado no caso de grupos acima de cinco pessoas (ver o que você precisa saber no menu da página principal do blog).


Preço do passeio: R$ 555,00 por pessoa

Forma de pagamento: depósito bancário em conta de 50% do valor e os 50% restantes antes do início do passeio em São João Batista da Serra da Canastra.

O acerto das datas de saída e pagamento de 50% do valor do passeio devem ser ambos realizados com uma antecedência mínima de duas semanas para a eficiente organização do passeio. No caso de cancelamento em até uma semana antes do início do passeio, será devolvido 25% do valor do depósito. Se o cancelamento acontecer em até três dias do início do passeio será devolvido 15% do valor do deposito. E, se o passeio for cancelado com menos de três dias do seu início, não haverá devolução dos 50% do valor depositado. 

Os passeios aqui oferecidos não tem data certa de saída, podendo ser contratados de acordo com a disponibilidade de tempo das próprias pessoas interessadas. Em caso de interesse ou maiores informações, por favor contatar canastraviva@gmail.com.