Nossos passeios começam no vilarejo de São João Batista da Serra da Canastra. Para chegar ao vilarejo há algumas opções de estradas, dependendo de sua origem ou destino final. Infelizmente não há transporte coletivo para o vilarejo de São João. Entretanto, quando houver grupos acima de cinco pessoas, há a possibilidade de fretarmos uma van/kombi saindo da cidade de Araxá, Tapira, Sacramento ou São Roque de Minas. Para maiores informações, por favor, me consulte e eu estarei pronto a ajudar no que puder para fazer a sua viagem ainda mais prazerosa.
São João Batista da Serra da Canastra é um dos dois distritos de São Roque de Minas e tem mais ou menos duzentos habitantes. A vila fica a menos de 1 Km da portaria 2 do Parque e se encontra localizada entre as cachoeiras do Lava Pés e do Jota. Possui algumas pousadas e casas para alugar, com preços variando entre R$40.00 e R$60.00 por pessoa (veja o mapa abaixo e clique nos marcadores para maiores informações e contatos). Se necessário, ficarei feliz em auxiliar a localizar o lugar de sua preferência.
No lado leste do Parque se encontra São Roque de Minas, possivelmente a cidade mais conhecida e com melhor infra estrutura em torno da reserva. Lá há diversas pousadas, restaurantes e outros serviços. De lá você pode dirigir mais 30 Km para São José do Barreiro, o outro distrito de São Roque que se encontra perto da portaria 4 do Parque, que da acesso à Casca D'Anta; a vila conta com várias pousadas, possuindo várias construções antigas e uma vista privilegiada da face sul da Serra da Canastra (a vista deste ponto explica o nome da Serra).
As estradas da região da Serra da Canastra são em sua maioria de terra e suas condições variam com a época do ano. (Época de chuva as estradas se tornam significativamente piores, sendo que em muitos lugares somente veículos com tração nas quatro rodas conseguem transitar). Infelizmente, a estrada dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra é a que tem o menor cuidado e, por isso, é normalmente a que se encontra em piores condições durante todo o ano.
Quando em boas condições, as estradas de terra se tronam mais um charmoso traço cultural da região. Mas claro, em más condições, elas causam grandes transtornos para os motoristas que passam por elas, principalmente os moradores locais que rotineiramente dependem delas. O cuidado público durante todo o ano para com as estradas de terra é imprescindível para o morador local e condição básica para melhor atrair e bem receber o turista.
Para o turista que vem para essa região, é aconselhável que ele tenha tomado vacina contra tétano e febre amarela e que tenha disposição e condição física para andar e/ou pedalar, já que priorizamos a caminhada e o ciclismo pelo ambiente do cerrado, o que, apesar de ser rico e abundante, é fisicamente exigente.
Forma de pagamento: depósito bancário em conta de 50% do valor e os 50% restantes antes do início do passeio em São João Batista da Serra da Canastra.O acerto das datas de saída e pagamento de 50% do valor do passeio devem ser ambos realizados com uma antecedência mínima de duas semanas para a eficiente organização do passeio.
Distâncias:
DISTÂNCIAS ATÉ SERRA DA CANASTRA (SÃO JOÃO BATISTA) |
São Roque de Minas 50 km |
Araxá (via Tapira) 95 km |
Sacramento 109 km |
Uberaba 170 km |
Franca (via Sacramento) 172 km |
Uberlândia (via Sacramento) 262 km |
Ribeirão Preto 258 km |
Uberlândia (via Araxá) 285 km |
Belo Horizonte 364 km |
Sao Paulo (via Sacramento) 650km |
Localização da Serra da Canastra no Brasil
View Direções para e localidades da Serra da Canastra in a larger map