Este passeio acontece em áreas de Cerrado propriamente dito, e áreas rurais e de cerrado, onde teremos várias oportunidades de tomarmos banhos de cachoeira, massagearmos em suas quedas e nadar em poços de águas cristalinas. Veremos muros de pedras remanescentes da era da escravatura na região. Poderemos observar várias espécies de pássaros e com um pouco de sorte a rara águia cinzenta ou um tamanduá bandeira! A caminhada exige um preparo físico moderado do participante e o interesse e segurança para fazer uma subida de pedra por onde antigamente passava parte da cachoeira. (Essa ascensão vertical é extremamente fácil para aqueles que estão acostumados a praticar atividades ao ar livre, mas também não deverá oferecer problema para aquelas pessoas que tem confiança e disposição em tentar algo novo, levando em conta que o guia estará sempre pronto para garantir a total segurança dos participantes.)
O Dia:
Sairemos às 8:30 da manhã para uma caminhada de uma hora e meia até a fazenda de Zé Tomas e sua família, onde pararemos para interação cultural: tomarmos um bom café, comer o queijo canastra tradicional e bater um papo gostoso com a família. Depois de nossa imersão na rotina dessa família hospitaleira, caminharemos por 30 minutos ao longo das águas do Rio dos Bárbaros até chegarmos à parte baixa da Cachoeira dos Bárbaros, onde poderemos nos refrescar em seu poço de águas calmas e limpas. Subiremos por uma parede de pedras por onde antigamente passava parte da cachoeira até atingirmos sua parte alta; aqui, pararemos para lanchar e apreciar a exuberante vista e teremos nova oportunidade de nos envigorarmos nas águas puras desse rio nascido bem perto dali. Por volta das 14:00 horas continuaremos nossa caminhada de aproximadamente 1:30 horas até chegarmos à Cachoeira do Jota, com uma chance final para mais um banho nessa bela cachoeira. Mais 20 minutos pela estrada e estaremos de volta ao arraial de São João.
É aconselhável levar protetor solar, óculos de sol, boné ou chapéu, uma pequena garrafa para a oportunidade constante de reabastecimento de água, roupa para banho na cachoeira. Também se aconselha usar botas apropriadas para caminhada (preferencialmente a prova d'água). Será por mim providenciado um lanche de trilha (sanduíche, frutas secas e castanhas e suco natural).
Outras informações:
A realização do passeio requer o número mínimo de 2 participantes. Para minimizar impactos sócio-ecológicos, o grupo máximo será de 10 pessoas. É necessário chegar até São João Batista da Serra da Canastra de forma própria, a menos que previamente organizado o traslado no caso de grupos acima de 5 pessoas (ver o que você precisa saber na pagina principal do blog).
Está incluso no passeio:
- Guia: mestre em Estudos sobre a América Latina e pesquisador científico na região da Serra da Canastra, que também possui curso de primeiro socorros;
- Seguro;
- Lanche de trilha;
- Acesso dentro da propriedade do Sr. Tomas e degustação de seu queijo.
Forma de pagamento: depósito bancário em conta de 50% do valor e os 50% restantes antes do início do passeio em São João Batista da Serra da Canastra.
O acerto das datas de saída e pagamento de 50% do valor do passeio devem ser ambos realizados com uma antecedência mínima de duas semanas para a eficiente organização do passeio. No caso de cancelamento em até uma semana antes do início do passeio, será devolvido 25% do valor do depósito. Se o cancelamento acontecer em até três dias do início do passeio será devolvido 15% do valor do deposito. E, se o passeio for cancelado com menos de três dias do seu início, não haverá devolução dos 50% do valor depositado.
Os passeios aqui oferecidos não tem data certa de saída, podendo ser contratados de acordo com a disponibilidade de tempo das próprias pessoas interessadas. Em caso de interesse ou maiores informações, por favor contatar canastraviva@gmail.com.